"Quem elegeu a busca, não pode recusar a travessia. O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e dai afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." ( Guimarães Rosa)
Como um farol que ilumina o nosso barco em alto mar assim são os valores em nossa vida...
Mesmo que um temporal mude a direção do nosso movimento na direção do barco, podemos gentilmente para seguir na direção do nosso farol.
Não importa a situação, o sentimento de desespero que a visita, ou mesmo a tempestade que enfrenta na vida, mesmo confuso ou perdido, sempre podemos fazer um movimento gentil e retornar ao que realmente importa.
Os valores são uma espécie de que todos orientam nossos ações, em lugar sem um norte, mesmo que tudo seja um caos. Independente da situação, você passo, um micro passo pode dar ou apenas gentilmente fazer uma pequena movimentação, no “pé”. Em qualquer lugar que seja possível viver é possível viver com valores.
Às vezes vamos nos entristecer, em meios as dificuldades, isso é humano, não é todo momento que vamos querer enfrentar a rotina árdua, virá a procrastinação e o desanimo. Perceber esse
movimento e agir com gentileza para conosco fundamental para desenvolver a flexibilidade e promover a variabilidade comportamental. Por exemplo: atento ao nosso valor de auto, podemos cuidar da saúde e-estar mesmo sobre um estresse ou mesmo viver bem uma situação em que o autocuidado é difícil.
Os valores estão ligados aos anseios mais profundos do nosso coração e, portanto, são lógicos que, onde há valores, você também encontra dor. Assim, como os dois lados da mesma moeda, os valores ea dor estão inextricavelmente ligados. Se a dor e os valores são desviados como duas faces da mesma moeda, então, escolhemos nos orientar, em como podemos estar nos afastando da nossa moeda. (LeJeune & Luoma,. (2019).
Depois de despertar, a valorização pode se tornar uma parte poderosa de uma existência vital... mesmo os menores passos em direção aos valores próprios podem trazer nova vitalidade para uma vida na qual uma mesmice reina tem muito tempo. (Hayes et al. (2021).
Os valores têm um tremendo poder de transformação, sim é possível crescer em momentos de crise. (Kashdan & Ciarrochi, 2013) defendem que os estados positivos positivos, quando usados intencionalmente, são as chaves para a resiliência que podem uma pessoa na direção de uma vida mais...
Segundo Hayes & Hofmann (2020): Os clientes com frequência entram em terapia com uma situação de vida difícil, com emoções, pensamentos, memórias e dores físicas problemáticas. Em suas dificuldades, não é incomum que tenha perdido contato com o que significa e propósito à vida. Os tratamentos cognitivos e comportamentais cada vez mais podem ser capazes de abordar esse, reorientando-os à escolha de seus valores.
O trabalho com pode funcionar na terapia como um valor modificador para a mudança, como um parâmetro para a operação das ações e como um guia no desenvolvimento de novos comportamentos comportamentais. O trabalho com os valores pode ser feito em qualquer ponto no processo terapêutico. Intervenções nos valores são usadas para ajudar os clientes a interromper os ciclos de vida negativos e viciosos e entrar em contato com os padrões de comportamento mais efetivos. (Hayes et al 2021.)
Assim, trazer para uma cena desde o início os valores dos clientes a uma fonte de motivação que pode ajudar-los no processo de mudanças importantes em sua vida. O significado motiva. Pense em todas as coisas difíceis e dolorosas pelas pessoas que passam pelo serviço de algo com que se importam profundamente (pergunte a qualquer pai, maratona ou a político!). Os valores fornecidos a razão para persistir quando as coisas ficam pendentes. (LeJeune & Luoma,. (2019).
Se uma pessoa pode escolher entre:
a) ter uma vida do que era mais importante para ela, mas também inclui o sofrimento que ela atualmente tem repleta.
b) ter uma vida desprovida de sofrimento, mas também desprovida de significado, o que você imagina que ela pode escolher? Ou melhor o que você escolhe?
“Viver uma vida seja baseada em valores, consciente de uma vida que seja bem vivida, para que isso signifique para você pessoalmente. Não sabemos quantas respirações ainda faltam para respirar ou quantos “eu te amo” ainda faltam para dizer. Tudo o que sabe é que é menos do que ontem. Viver uma vida baseada em valores. É nesta vida que sabemos que temos que viver” (LeJeune & Luoma, 2019).
Perguntas que te ajuda sobre valores:
• Que vida bem vivida seria para você pessoalmente
• Como você está vivendo quando está levando uma vida significativa
• O que você quer que sua vida represente
• O que é importante e que você gostaria que fosse para você
• A jornada que você escolhe para esta vida que você sabe que tem que viver
• O que você quer que seja a jornada quando chegar ao fim desta vida
• O tipo de pessoa que você deseja ser conforme avança por este mundo
• Como qualidades de vida que o levariam a dizer: “Ah, essa foi uma vida bem vivida!”
• Construir intencionalmente uma vida bem vivida: Se você tivesse que definir o que entende pelo termo “valores” em uma frase, o que você diria?
A psicoterapia te ajuda no trabalho e dos seus valores e a aproxima de uma vida bem vivida com proposito e significado . Os valores descrevem que tipo de pessoa você quer ser; como você quer tratar a si mesmo, aos outros e ao mundo ao seu redor. Sobre como você gostaria de viver sua própria vida, são os motivos mais profundos que levam você a fazer o que você faz, eles são um farol a ser perseguido, os valore . Os valores descrevem que tipo de pessoa você quer ser; como você quer tratar a si mesmo, aos outros e ao mundo ao seu redor. Sobre como você gostaria de viver sua própria vida, são os motivos mais profundos que levam você a fazer o que você faz, eles são um farol a ser perseguido, eles devem ser flexíveis e fluídos.
#valores #psicoterapia #terapias contextuais #terapiadeaceitaçãoecompromisso
Referências:
Hayes, SC, & Hofmann, SG (2020). Terapia cognitivo-comportamental baseada em processos: ciência e competências clínicas. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2020.
Hayes, SC, Strosahl, KD, & Wilson, KG (2021). Terapia de aceitação e compromisso: O processo e a prática da mudança (2ª ed.). Artmed.
Kashdan, Todd B, &; Ciarrochi, Joseph V. (2013). Mindfulness, Aceitação e Psicologia Positiva: Os Sete Fundamentos do Bem-Estar: New Harbinger Publications.
LeJeune, J., Luoma, JB (2019). Valores na terapia: um guia clínico para ajudar os clientes a explorar valores, aumentar a flexibilidade psicológica e viver uma vida mais significativa. Novo Precursor.
Luoma, JB, Hayes, SC, &; Walser, RD (2022). Aprendendo terapeutas Manual de habilidades de terapia de compromisso: compromisso para terapeutas (2ª ed.). Sinopse.